
CONHEÇA O SEU CANDIDATO EM 10 PASSOS
SEM FAKE NEWS. APENAS FATOS DE FONTES CONFIÁVEIS.
(CONFIRA FONTES CLICKANDO NOS LINKS)
STAY TUNED!

1. FORMAÇÃO

JAIR BOLSONARO
Formado em Educação Física pelo exército.

FERNANDO HADDAD
Formado em Direito pela Universidade de São Paulo.
Tem mestrado em Economia e doutorado
em Filosofia, também pela USP.
2. FAMÍLIA

JAIR BOLSONARO
Está em seu terceiro casamento.
Seu atual casamento foi oficializado por seu amigo, o pastor Silas Malafaia, suspeito de corrupção e grande defensor da Teologia da Prosperidade (que prega que os fiéis devem doar seu dinheiro para a igreja para que Deus retribua financeiramente).
Dos 5 filhos de Bolsonaro, 3 dos homens seguem o pai na carreira política. Em relação a sua filha de seu último casamento ser mulher, disse que fraquejou por não ter feito mais um homem.

FERNANDO HADDAD
Casado há 25 anos com a mesma esposa.
Tem dois filhos, um advogado e uma estudante de engenharia, ambos pela USP.
Haddad frequentemente posta comentários em redes sociais, dizendo que aprende muito com sua filha.
3. VALORES

JAIR BOLSONARO
Acredita que o erro da ditadura foi torturar ao invés de matar os opositores e já se disse admirador do Coronel Brilhante Ustra, ex-chefe do DOI-CODI durante a ditadura, que levava crianças para assistirem suas mães e pais sendo torturados. Bolsonaro permite que se vendam camisetas do torturador em eventos onde está presente
Acha que homossexualidade é algo anormal que pode e deve ser combatido com violência, inclusive espancamento infantil.
Acredita que mulheres devem receber salários menores ainda que estejam exercendo a mesma função que um homem.
Acredita que violência se resolve com a liberação das armas e permitindo que policiais atirarem para matar, sem medo de julgamento posterior caso atinjam inocentes.
É contra o aborto mesmo em caso de estupro e defende pena em regime aberto para o estuprador (que optar por castração química).
É a favor da exploração da Amazônia por empresas estrangeiras, contra a existência de ONGs de defesa ambiental e a demarcação de terras indígenas. Quer acabar com o ministério do Meio Ambiente.

FERNANDO HADDAD
Acredita na democracia e é contra a volta da ditadura militar.
Acredita que a violência contra homossexuais deve ser combatida. Criou o Transcidadania, projeto de capacitação profissional para pessoas Trans em situação de vulnerabilidade social.
Quer criar um plano pra a equiparação salarial de homens e mulheres e quer fixar uma meta para incluir mais mulheres na sua equipe.
Acredita que a política de controle de armas e munições deve ser aprimorada, reforçando o rastreamento das mesmas. Propõe combater a violência racial e investir na Polícia Federal contra o crime organizado.
Diz que pessoalmente é contra o aborto mas apoia iniciativas que eduquem e ajudem a mulher a planejar melhor a família.
Propõe a meta de desmatamento zero até 2022 sem prejuízo para a agropecuária, bem como políticas de redução de emissão de carbono que contribuam para frear mudanças climáticas globais.
4. ALÉM DA POLÍTICA

JAIR BOLSONARO
Foi capitão do exército.
Preso e expulso do exército em 1987 após planejar a “Operação Beco sem Saída“, que foi descoberta antes de colocada em prática. Bolsonaro iria explodir bombas em quartéis do RJ para protestar contra o que considerava baixos sálario dos militares.
Seu superior na época acrescentou que Bolsonaro "tinha permanentemente a intenção de liderar os oficiais subalternos, no que foi sempre repelido, tanto em razão do tratamento agressivo dispensado a seus camaradas, como pela falta de lógica, racionalidade e equilíbrio na apresentação de seus argumentos.“

FERNANDO HADDAD
Trabalhou como analista financeiro no Unibanco.
É professor de ciência política na USP.
Também foi consultor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.
Durante a adolescência e período de faculdade, trabalhava ajudando o pai no comércio de tecidos.
5. CARREIRA POLÍTICA

JAIR BOLSONARO
Está há 26 anos no congresso e conseguiu aprovar apenas dois projetos de lei dos 171 que propôs.
É mais conhecido por suas opiniões radicais e frases polêmicas.

FERNANDO HADDAD
Foi chefe de gabinete da Secretaria de Finanças e Desenvolvimento Econômico do município de São Paulo. Encarregado e bem sucedido na função de equacionar o desequilíbrio fiscal provocado pelas dívidas herdadas da gestão anterior.
Haddad foi Ministro da Educação e idealizador do PROUNI, que há 10 anos garante acesso a Universidade aos estudantes de baixa renda. Além disso, criou o novo ENEM, o novo FIES e o programa Caminho da Escola (renovação da frota de veículos escolares para garantir transporte seguro e confiável para estudantes da rede pública, inclusive reduzindo a evasão escolar).
Foi prefeito de São Paulo durante um período de grave crise econômica e política no país. Diante dessa adversidade e também por ter investido em medidas urbanísticas que afetavam o trânsito de quem utiliza automóvel na cidade, teve sua administração reprovada por grande parte dos paulistanos. No entanto, ainda como prefeito de São Paulo, foi ovacionado internacionalmente pelos maiores veículos de comunicação (The New York Times, The Guardian, Der Spiegel entre eles) e recebeu um prêmio como melhor prefeito de 2016, disputado entre 289 cidades pelo mundo, por sua atuação considerada visionária.
6. CORRUPÇÃO

JAIR BOLSONARO
Está na lista de Furnas, acusado de receber propina em campanha. Questionado sobre tal acusação respondeu: "É normal, quem não recebe?“
Empregou diversos familiares em cargos públicos (prática ilegal, conhecida como cabide de empregos).
Este ano, está usando dinheiro de sua cota parlamentar para financiar suas viagens durante a campanha eleitoral.

FERNANDO HADDAD
Quando prefeito, criou a Controladoria Geral do Município, que foi responsável por revelar
a máfia do ISS.
Foi acusado de ter recebido caixa 2 para a campanha eleitoral de 2012. Alega que a acusação foi feita para tentar manchar sua imagem de candidato, pelo fato de ter sido feita apenas 4 anos depois do suposto fato e sem provas, justamente na véspera da corrida eleitoral.
7. O "KIT GAY"

JAIR BOLSONARO
Fez um vídeo no Youtube usando o livro “Aparelho sexual e Cia.” para embasar sua opinião de que o projeto Escola Sem Homofobia (apelidado por ele de “kit gay”) erotiza crianças a partir de 6 anos.
O livro que aparece no polêmico vídeo nunca fez parte do material do projeto e não está disponível em escolas públicas. O livro é vendido pela Cia. Das Letras. O verdadeiro material do projeto é dirigido a crianças do ensino médio e ensina tolerância.

FERNANDO HADDAD
Não defende a sexualização infantil.
É a favor de educar adolescentes contra a homofobia.
8. PATRIMÔNIO

JAIR BOLSONARO
Aumentou seu patrimônio declarado em mais de 400% em apenas 4 anos. Fazendo as contas, ele teria que viver com 1,5 salários mínimo por mês e guardar o restante de seu salário de deputado (24 mil reais líquidos) para conseguir juntar este valor.
Possui vários imóveis de luxo em áreas nobres do Rio de Janeiro, declarados com valor muito inferior ao valor de mercado (especialistas suspeitam de manobra para driblar pagamento de impostos) e realizou vendas de imóveis também a valores que sugerem lavagem de dinheiro. Também omitiu da Justiça Eleitoral duas casas no valor de R$ 2,6 milhões.

FERNANDO HADDAD
Afirma que seu patrimônio reduziu em 36% nos últimos 6 anos de crise.
Tem um patrimônio declarado de 428 mil reais, incluindo um apartamento de 183 mil reais (valor original de compra).
9. "VENEZUELA"

JAIR BOLSONARO
Bolsonaro incita a tensão entre classes sociais diferentes, é autoritário e prega violência para combater violência, além de ter dito várias vezes que não acredita na democracia. Segundo especialistas, autoritarismo e ódio entre classes é o que leva a Venezuela a estar onde está hoje e o Brasil corre o risco de virar uma Venezuela de direita caso ele seja eleito. Diversos meios de comunicação internacionais apontam o candidato como o maior risco a democracia.

FERNANDO HADDAD
Seu partido historicamente foi conivente com a ditadura venezuelana, pelo qual é muito criticado. Haddad admite que o Brasil deveria ter tido mais responsabilidade e promete buscar apoio da ONU para ajudar a o país vizinho a sair da profunda crise em que se encontra e não apoiar regimes autoritários.
10. PLANO DE GOVERNO

JAIR BOLSONARO
Confira o plano de governo completo do candidato Bolsonaro clicando aqui.
JOVENS
Não possui nenhuma proposta para jovens, além da redução da idade penal.
MULHERES
Seu plano de governo apenas cita mulheres em um gráfico sobre o índice de estupros no Brasil.
DIREITOS TRABALHISTAS
Promete criar uma “carteira de trabalho verde-e-amarela”, que funcionaria em paralelo com a carteira de trabalho atual, onde prevaleceria a “negociação” entre trabalhador e patrão e não a legislação trabalhista. Seu vice já declarou que é contra o 13º sálario.
ECONOMIA
Especialistas afirmam que o plano do candidato para a economia é inviável e deverá ser modificado caso seja eleito.
TRIBUTOS
Promete reduzir e unificar impostos.
CULTURA
Não menciona cultura em seu plano de governo.
Já chegou a dizer que colocaria o ex-ator pornô Alexandre Frota como ministro da área.
DROGAS
Não há nenhuma proposta para este tópico.

FERNANDO HADDAD
Confira o plano de governo completo do candidato Haddad clicando aqui.
JOVENS
Através do programa Meu Emprego Novo, diz que irá criar mais vagas para jovens entrarem no mercado de trabalho. Também quer aumentar vagas em universidades e escolas técnicas. Quer mais jovens participando da política.
MULHERES
Promete buscar igualdade salarial entre mulheres e homens no mercado de trabalho, ampliar o valor e o tempo do seguro-desemprego para gestantes e lactantes, ampliar a Casa da Mulher Brasileira (reforçando a proteção das mulheres vítimas de violência) e reforçar a aplicação da Lei Maria da Penha, além de garantir a saúde integral da mulher, inclusive no “exercício dos seus direitos sexuais e reprodutivos”.
DIREITOS TRABALHISTAS
Quer mudar a forma de atualização do salário mínimo através do plano Salário Mínimo Forte. Quer modernizar a CLT e incentivar o contínuo aperfeiçoamento dos trabalhadores através do estudo.
ECONOMIA
Especialistas afirmam que o plano do candidato para a economia é inviável e deverá ser modificado caso seja eleito.
TRIBUTOS
Promete tributação de grandes fortunas e isenção tributária para quem ganha até 5 salários mínimos.
CULTURA
Promete aumentar progressivamente os recursos destinados ao Ministério da Cultura, até chegar a 1% do orçamento da União. Diz que quer retomar projetos abandonados na gestão Temer como o Plano Nacional de Cultura e o Sistema Nacional de Cultura.
DROGAS
Promete focar menos no pequeno traficante e mais na educação e saúde como maneiras de prevenir o avanço do problema, além de se espelhar em iniciativas de sucesso em outros países.